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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(PUC - RIO GRANDE DO SUL - 2010)Número Original: 12Código: 12572

Verão

Engenharia Genética Acelulares (Vírus) Rec
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Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2010
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2010
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A pesquisa 2 investigou qual a porção viral que infectava as bactérias. Para isso, uma quantidade de virus bacteriófagos teve seu capsídeo proteico marcado com fluorescência vermelha, e seu DNA, com fluorescência azul. As células foram então infectadas por esses vírus e, após, analisadas. O processo de infecção mostrou que das bactérias havia ficado A) o citoplasma vermelho B) o citoplasma azul C) onúcleo vermelho D) a parede celular azul E) a parede celular vermelha


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Resultados Encontrados: 229

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Engenharia Genética - Acelulares (Vírus)

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Questões Parecidas

1(UNICAMP- SP - 2014)Número Original: 4Código: 30873

Segunda Fase

Transgênicos Tecnologia do DNA-recombinante Clonagem Rec
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2014
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A insulina é um hormônio peptídico produzido no pâncreas que age na regulação da glicemia. É administrada no tratamento de alguns tipos de diabetes. A insulina administrada como medicamento em pacientes diabéticos é, em grande parte, produzida por bactérias. a) Explique como é possível manipular bactérias para que produzam um peptídeo que naturalmente não faz parte de seu metabolismo. b) Cite duas outras maneiras pelas quais é possível se obter insulina sem envolver o uso de bactérias.


Veja a resolução para saber se acertou!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




2(ENEM - 2014)Número Original: 48Código: 4288634

Unica Aplicação - Primeiro dia - Prova Amarela

Tecnologia do DNA-recombinante Engenharia Genética Rec
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Questão de Vestibular - ENEM 2014
Questão de Vestibular - ENEM 2014
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Em um laboratório de genética experimental, observou-se que determinada bactéria continha um gene que conferia resistência a pragas específicas de plantas. Em vista disso, os pesquisadores procederam de acordo com a figura. 1-Bscria 3-Clonagem do 4 - Extração do pena de interesso = 5-Fabresção Inserção do gene nas T-Pianta células da tecido da planta Disponivel am: hpcincia hs uol com br Acasso eer: 22 nov. 2013 (captado) Do ponto de vista biotecnológico, como a planta representada na figura é classificada? Clone. Hibrida. Mutante. Adaptada. Transgênica. voc oo


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UFPB- PB - 2009)Número Original: 58Código: 8224

Terceira série

Transgênicos Clonagem Rec
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Questão de Vestibular - UFPB 2009
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Pesquisadores da EMBRAPA, em Campina Grande-PB, desenvolvem estudos com Engenharia Genética visando à produção de algodão colorido. Além de obterem as fibras coloridas, os cientistas buscam melhorar o rendimento de plantas para que produzam fibras longas e duráveis, e que sejam resistentes a pragas. Nesse caso, são empregadas técnicas clássicas de melhoramento genético. Para a produção de fibras azuis, em fase de desenvolvimento, os pesquisadores optaram pela criação de uma espécie transgênica. Sobre a Engenharia Genética, o melhoramento genético e a produção de espécies transgênicas, identifique as afirmativas corretas: I As técnicas de melhoramento genético consistem em selecionar e aprimorar, por meio de conhecimentos científicos, características desejáveis de espécies de interesse para a humanidade. Il. Técnicas de clonagem de genes são empregadas para a produção de transgênicos. II. Os organismos transgênicos são aqueles que recebem e incorporam genes de ontras espécies. IV. A Engenharia Genética refere-se ao ramo da Biologia que estuda apenas os genes de vegetais. V. O melhoramento genético de seres vivos teve início com o desenvolvimento das técnicas de clonagem gênica.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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     Acertei     
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4(UFPB- PB - 2009)Número Original: 53Código: 8328

Segunda série

Tecnologia do DNA-recombinante Acelulares (Vírus) Rec
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Questão de Vestibular - UFPB 2009
Questão de Vestibular - UFPB 2009
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A figura, a seguir, mostra dois bacteriófagos (T> e | —pna —_| | Cápsula protéica, Adagia de LOPES, S BIO. v. 2. 1. ed. So Paulo: saco 2006, p. 55 Em um laboratório, foram construídas, experimentalmente, novas partículas virais, utilizando DNA extraído de bacteriófagos T> e cápsula protéica de bacteriófagos Ty Esses virus foram postos em contato com bactérias e, após infectá-las, originaram-se novas partículas virais, liberadas após a lise celular (ciclo lítico). De acordo com o ciclo de replicação mencionado e conforme a condução do experimento, é correto afirmar que os novos bacteriófagos formados possuirão: a) Cápsula protéica de Ty e molécula de DNA de Ts. b) Cápsula protéica de T> e molécula de DNA de To. c) Cápsula protéica de Ty e molécula de DNA de To. d) Cápsula protéica de T> e molécula de DNA de Ts. e) Cápsula protéica de T, e molécula de DNA da bactéria hospedeira.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UERJ- RJ - 2018)Número Original: 2Código: 6991220

Exame Discursivo

Identificação (Biologia) Enzimas utilizadas pelos vírus para alteração do DNA das células.t Característica dos vírus que justifica sua utilização na alteração do DNA das células.t
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Questão de Vestibular - UERJ 2018
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Por meio de técnicas desenvolvidas pela engenharia genética, é possível alterar o DNA das células. Uma dessas técnicas se baseia na utilização de vírus, manipulados por meio de duas enzimas: uma responsável pelo corte do material genético viral em pontos específicos e outra pela inserção de genes de interesse no vírus. Indique a característica dos vírus que justifica sua utilização na alteração do DNA das células. Em seguida, nomeie as duas enzimas referidas acima, indispensáveis para esse procedimento.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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